Nosso Lar na Página de Cinema – Novas Fotos!

Cena do filme/DivulgaçãoCena do filme/Divulgação

A cidade Nosso Lar/Divulgação

05-08-2010 ////////

Nosso Lar

Trilha sonora luxuosa com Philip Glass e OSB

“Em geral, a trilha sonora fica com o que sobra do orçamento, mas dessa vez foi diferente. Trabalhamos com conforto”. A frase de Guto Graça Mello, diretor musical de “Nosso Lar” e responsável por trilhas sonoras de 38 filmes nacionais, revela uma das grandes apostas feitas pela produção do filme, que estreia no dia 3 de setembro. O investimento pode ser simbolizado pela presença de duas instituições de peso nos créditos: Phillip Glass e a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).
Um dos maiores compositores americanos vivos, Glass é responsável por temas e trilhas de quase uma centena de filmes, entre eles “Kundun”, “As Horas” e “Notas sobre um Escândalo”, pelos quais foi indicado ao Oscar, além de “O Show de Truman”, vencedor do Globo de Ouro, e “Mishima: Uma Vida em Quatro Tempos”, que rendeu a Palma de Ouro em Cannes pela contribuição artística. Para “Nosso Lar”, produziu oito temas que foram adaptados à métrica das cenas por Guto e sua equipe, e executadas pela OSB, que pela primeira vez em sete décadas de história gravou para uma produção cinematográfica.
“Nunca havia trabalhado com composições de outra pessoa e mexi muito no que ele fez. No início fiquei assustado. Cheguei aos Estados Unidos para mostrar a ele, preocupado, mas Philip gostou muito, o que me deixou muito envaidecido”, confessa humildemente o tarimbado Guto, complementando: “É uma trilha basicamente sinfônica, como as grandes trilhas americanas. Não é aquela coisa miúda que costuma ser feita por aqui”.
A “coisa miúda”, no caso, é a contratação de poucos músicos que, em alguns casos, gravam diversas vezes os mesmos trechos com seus instrumentos. As gravações são sobrepostas para simular uma orquestra. A qualidade, porém, não pode ser comparada à da execução de uma orquestra do porte da OSB. “No mundo inteiro, poucas produções têm esse privilégio porque é caro. Foi uma chance ímpar para nós, ainda mais com músicas do Glass. Espero que isso aconteça outras vezes”, conta o maestro Marcos Araraki, regente assistente da orquestra, citando um clássico ao analisar o trabalho do americano: “Ele conseguiu captar bem o clima das cenas. Há filmes em que a trilha provoca reações e faz toda a diferença, como ‘Psicose’. Em ‘Nosso Lar’, o Glass constrói bem a emoção”.
As participações do renomado compositor e da OSB foram a concretização de um desejo tratado inicialmente como sonho pelo diretor Wagner de Assis. Até o momento em que a produtora Iafa Britz resolveu pagar para ver e ligou para Glass. “Liguei para ele, que gostou do projeto e fez oito temas belíssimos. Não fomos atrás dele por ser um grande nome internacional, pois há grandes músicos no Brasil. A escolha foi pelo estilo. Ele foi o primeiro em que pensamos”, explica Iafa, que tem um pôster do compositor na parede de seu escritório há anos.
Com músicas de Glass, a produtora e Wagner concluíram que precisariam de uma orquestra e procuraram a OSB. Como, nos Estados Unidos, os temas são compostos livremente, sem preocupação com o tempo das cenas, foi preciso chamar um profissional com experiência suficiente para editar a música do americano, caso de Guto. Iafa diz que, graças ao desejo de todos de participar do projeto, o montante gasto ficou dentro da realidade brasileira: “Quando você negocia valores com essas pessoas, elas sabem que não estão lidando com Hollywood. O percentual gasto com a trilha foi pouco superior ao da média dos longas nacionais. No fundo, o Glass e a OSB participaram porque quiseram. Foi uma novidade para todos”.
Veja também o trailer do filme e os vídeos com o making of e os bastidores dos efeitos visuais e sonoros.
Leia reportagem sobre os efeitos especiais de “Nosso Lar”.

Anúncios

5 comentários

  1. Maria Lucia B Silva disse:

    Quero ouvir a música tema desse maravilhoso filme!!!

    Curtir

    1. Tão logo eu consiga, eu posto e te dou um aviso, ok?

      Curtir

  2. Claudia disse:

    nossa tive a chance de ouvir a musica no youtube mas infelizmente foi retirada!!! e´muito linda!!! tbm gostaria muito de ouvir novamente….

    Curtir

    1. Oi, Cláudia
      Assim que tiver alguma novidade sobre a trilha sonora de Nosso Lar pode deixar que eu vou postar aqui sim
      Mantenha-se ligada nesse espaço através da newsletter

      abraços

      Semíramis

      Curtir

  3. Christina Nunes disse:

    O cd já está em pré-venda e já comprei. Sou escritora na área espírita, e entusiasta deste projeto todo. Vi o filme duas vezes, e também estou ansiosa pelo dvd! Parabéns a todos! Maravilha! Grande abraço!

    Curtir

Os comentários estão encerrados.