Renato Prieto fala com exclusividade ao Portal Vale do Caí – RS

Ator do filme Nosso Lar fala com exclusividade ao Portal Vale do Caí

» 18/11/2011 » Brasil

1589.jpg

Renato Prieto trabalha há muitos anos na divulgação da doutrina espírita, como ator de peças teatrais de muito sucesso em todo o Brasil. Mas, desde o lançamento do filme Nosso Lar, baseado na obra de Chico Xavier, Renato tornou-se uma pessoa reconhecida em todos os lugares por onde passa. O sucesso do filme no Brasil e em outros países, deu mais impulso a esta carreira de sucesso. Recentemente ele passou por Bento Gonçalves e Caxias do Sul com sua peça A Morte é uma Piada. Ao observarmos Prieto, vimos nele uma pessoa atenciosa que recebe com carinho a todos os que o procuram após suas apresentações, autografando seus CDs de mensagens ou mesmo para tirar uma fotografia com ele.
Prieto gentilmente concedeu esta entrevista por e-mail, com exclusividade para o Portal Vale do Caí, enquanto estava em Manaus apresentando sua peça O Semeador de Estrelas, uma homenagem a um dos maiores médiuns brasileiros, o baiano Divaldo Pereira Franco.

Quantas pessoas foram ao cinema ver o filme Nosso Lar? Você imaginava tanto sucesso?
No cinema, próximo de 5 milhões de pessoas. Se somarmos mais TV a cabo, mais locadoras e mais quem comprou o DVD, acredito que pelos menos uma 10 milhões de pessoas já assistiram. E, preciso lembrar que o filme está passando em vários países.
Quanto ao sucesso, imaginar, nunca imaginei, mas claro sempre foi uma grande torcida para este sucesso. Bom para todos nós.

Atualmente o filme é exibido diversas vezes pela TV a cabo, e quando ele irá ser exibido na TV aberta?
Passa, repassa e a pedido do publico reprisa. No canal pago, Nosso Lar está entre os dez filmes mais vistos do mundo. Quanto a TV aberta, acredito que ele chegue no final deste ano ou início de 2012, na Rede Globo.

Existe algum plano para outros filmes?
Quanto a continuação de Nosso Lar, acredito que seja o desejo de todos, mas cinema tem um tempo de maturação. Vamos torcer!!!

Além de ator de diversas peças de teatro com a temática espírita e do filme Nosso Lar, qual é o seu envolvimento com o Espiritismo?
Sou espírita desde muito jovem e isso não faz muito tempo! kkk
Continuo acreditando que é a filosofia que melhor responde aos nossos questionamentos. As respostas são muito convincentes. Eu vivo em paz e isto me faz ainda mais feliz.

Você é médium? O que é um médium?
Médium é o intermediário entre o plano espiritual e o físico. Sempre fui muito conectado com o espiritual. Participo de uma reunião sempre às quartas feiras e ai desenvolvo toda a minha sensibilidade.

Todas as pessoas possuem mediunidade? Como podemos perceber a mediunidade e como ela pode ser desenvolvida?
Todos somos médiuns. Uns desenvolvem e outros não. Sempre indico a todos que procurem na sua cidade um centro espírita. Converse com seus dirigentes e vá então participando das reuniões. Deixe tudo acontecer naturalmente, sem pressa.

Existe vida pós-morte? O que acontece no exato momento de nossa morte?
Não tenho a menor dúvida que existe vida após a morte. A vida não cessa, ela continua. Desta forma, Deus é absolutamente justodando a todos a mesma oportunidade para evoluir. O que acontece no momento da morte, é o rompimento com os laços que temos com o corpo físico, aliás, sagrado corpo físico que tanto colabora na nossa evolução.

As pessoas que tem mortes violentas como em acidentes de trânsito ou suicídio sofrem mais na pós-morte?
Somos diferentes, temos compromissos diferentes. Cada um segundo suas obras. Todos ficaram um pouco atordoados no início, (quando desencarnamos) como viemos de lá e para lá voltamos. Conhecemos a casa, é só uma readaptação. Quanto ao suicídio, é um sofrimento sim. Rompemos os laços com o corpo violentando as leis divinas. Diante das dificuldades, precisamos lutar, acreditar no amanhã e ter fé sempre, porque romper os laços não nos traz a solução dos nossos problemas em minutos ou dias depois. Por isso, cabe a nós, diante do sofrimento dos nossos irmãos, estar por perto, ajudar, proteger, mostrar à ele que não está sozinho.

O que é o umbral?
É uma região para onde vão os espíritos que ainda não compreenderam (mas num dia não muito longe, vão compreender) que, a bondade, a caridade, a solidariedade e o amor são o caminho da nossa liberdade para voarmos mais rápido em direção a LUZ!

O que é reencarnação?
É a oportunidade que o Criador dá a todos nós, para nossa evolução que é contínua. E, como a natureza não dá saltos, precisamos de muitas oportunidades para irmos lapidando o nosso crescimento. Todos chegarão lá trabalhando sempre.

Para o Espiritismo, quantas vezes reencarnamos e que tipo de vidas e mundos reencarnamos?
A reencarnação é continua, aqui ou em outros planetas. EVOLUIR SEMPRE!

Na visão espírita, existe vida inteligente em outros planetas? E como são estes seres?
Seria muito egoísmo da nossa parte achar que somos só nós, só o nosso planeta. Acredito que os seres inteligentes são compatíveis com a sua evolução e do seu habitat.

Em que estágio de evolução os seres humanos na Terra se encontram atualmente?
No momento somos um planeta de provas e expiações e já estamos na transição para planeta de regeneração. Logo, nosso lindo planeta ficará ainda melhor para nossa jornada evolutiva.

Em uma sociedade tão violenta como a qual vivemos atualmente, como as pessoas devem levar sua vida e quais as atitudes que devemos ter para se manter protegidos espiritualmente e com uma vida de alto astral?
Sempre digo que devemos nos manter numa boa freqüência. Vire seu rosto em direção à luz e não veras sombras. Pronto. Faça isto e você viverá em PAZ.

Quais as leituras e filmes que você indica para as pessoas que desejam tomar um conhecimento básico sobre Espiritismo?
Livro dos Espíritos, Evangelho Segundo o Espiritismo, bons romances psicografados e todos os filmes dentro da temática espírita que você encontra nas locadoras.

Espiritismo é religião ou filosofia de vida?
É filosofia.

Como é a relação Espiritismo e Ciência? (exemplo… como podemos provar as bases filosóficas do Espiritismo)
O espiritismo anda sempre de braços dados com a ciência. Existem muitas provas, mas para acreditar, você precisa abrir seu coração. Não negue aquilo que você ainda não compreende, mas vai compreender. Cedo ou recuado, na hora você chegará lá. Pode ter certeza!!

Os animais possuem espírito? Eles reencarnam?
Sim. Possuem e evoluem dentro da sua espécie.

Atualmente você está em cartaz com uma peça sobre a vida do médium Divaldo Pereira Franco. Fale um pouco sobre a peça.
O SEMEADOR DE ESTRELAS conta a bem humorada e emocionante vida deste querido amigo que tanta contribuição tem trazido para a humanidade. O público ama o espetáculo e estamos viajando pelo país com muito sucesso.

Você passou recentemente em diversas cidades gaúchas com a peça teatral A Morte é uma piada. Fale um pouco sobre ela. A morte pode ser mesmo uma piada?
Este espetáculo é uma colagem de textos e músicas dentro do tema. Se você acredita que a vida continua, a morte é uma piada. Há mais de dois anos este espetáculo vem fazendo muito sucesso pela forma simples e descontraída de abordar o tema.

Você teve a oportunidade de conhecer Chico Xavier? (caso positivo, fale um pouco sobre quando e como ele era)
Ele sempre foi muito carinhoso comigo e nos incentivava a dar continuidade na divulgação desta bela doutrina pelos caminhos das artes. Ele era sempre muito amoroso e iluminado, sempre atendendo a todos por muitas horas seguidas.

Deixe aqui uma mensagem para os internautas do nosso Portal Vale do Caí.
Que não percam a esperança! JAMAIS!
Que sejam felizes, que acreditem em si e se amem muito e ao outro sempre. A vida simplesmente é rotina. Que façam da sua vida uma gincana com boas finalidades.
Meu abraço com muita paz a todos.

Trailer do filme Nosso Lar

Entrevista do ator Renato Prieto para o programa Super Pop

Entrevista concedida com exclusividade ao jornalista Rubem Pires Junior MTb 9310

Anúncios