Entrevista de Renato Prieto A´Maratanews (Amanda Basílio)

Entrevista com Renato Prieto,protagonista do Filme Nosso Lar.

Protagonista do filme Nosso Lar, assistido por mais de 10 milhões de pessoas, Renato Prieto dedica-se integralmente à arte espírita, além de filmes, possui em seu currículo vários trabalhos magníficos.

08c2d4764847a6d2bf7f4ed54b3d485c.jpg

Que os filmes espíritas são sucesso garantido de bilheteria já não é novidade. Só as películas Chico Xavier e Nosso Lar levaram mais de 20 milhões de expectadores às salas de cinema, verdadeiro recorde em tempos de pirataria. A Arte Espírita está em ascensão contínua e nessa semana evidenciaremos alguns desses artistas.
Protagonista do filme Nosso Lar, assistido por mais de 10 milhões de pessoas, Renato Prieto dedica-se integralmente à arte espírita, além de filmes, possui em seu currículo vários trabalhos magníficos.
Em cartaz com o Espetáculo Encontros (Im)possíveis, esse Capixaba de Vitória gentilmente nos cedeu essa entrevista. Que seu empenho e força de vontade sejam inspiração para todos e que seus obstáculos sirvam como exemplo de que sempre podemos fazer o melhor. Agradecida ao querido amigo Renato Prieto.
Amanda Basílio (Maratanews) – Renato, você é de Vitória, mas mora atualmente no Rio correto? Do que mais sente falta da sua terra natal?
Renato Prieto: Moro no Rio num bairro muito bacana, tranquilo e com a mais bela praia do RJ- Leme (risos). Estive em Vitória no mês de Agosto me apresentando no Teatro do Sesi (muito bacana/teatro lotado). Toda minha família ainda mora na capital. Sinto falta do chamego da família, e é sempre por ai que recarrego as baterias.. E quando vou sinto muiiiita falta da mamãe (Que já retornou ao plano espiritual).., mas sei que ela continua por lá advogando por todos nós…mãe (ainda bem)..é sempre mãe.

Amanda Basílio (Maratanews) – E o desejo de atuar, de onde surgiu?
Renato Prieto: Posso garantir não desta encarnação vem de longe, muito longe, desde pequeno sempre este o caminho que queria seguir e fui em frente e nesta sempre quis colocar o talento a disposição de idéias que pudessem fazer diferença na vida de todos e vou seguindo por este caminho..e espero de coração sair desta atual jornada tendo contribuindo um cadinho que seja, para que todos compreendam que o conhecimento espiritual é libertador e facilita em muito para que vivamos em paz com a certeza que existe sim vida após esta vida..que a vida continua sempre!!!
Amanda Basílio (Maratanews) – O que mais lhe atrai: atuar ou dirigir?
Renato Prieto: Minha praia é atuar..mas os amigos me chamam muito para dirigir..fazer roteiros..contribuir com idéias..se o projeto é bacana:aceito..
Amanda Basílio (Maratanews) – Sua carreira já é consolidada no teatro e cinema, mas também possui trabalhos na TV. Quanto aos realizados para este veículo, quais gostaria de destacar e por quê?
Renato Prieto: São tantos os trabalhos realizados e todos de alguma forma contribuíram para o meu crescimento, gosto mais de teatro sempre o cinema sempre me da oportunidade de realizar trabalhos com grande aprofundamento de personagens, a tv faço eventualmente, até porque é muito pasteurizada, muito igual e nunca sai da zona de conforto e quer vender, vender, vender. então destaco os trabalhos no teatro e cinema.

Amanda Basílio (Maratanews) – Como foi seu primeiro contato com a Doutrina Espírita?
Renato Prieto: Sempre fui muito questionador, querendo saber de onde vim,para onde retornarei, conheci muito jovem o espiritismo. O primeiro livro que li foi o romance e a vida continua..e seguida muiito Allan Kardec. Que continuo estudando sempre….
Amanda Basílio (Maratanews) – É impossível falar em arte espírita sem mencionar Renato Prieto, seus trabalhos já levaram milhares de pessoas aos teatros e cinemas, como se sente quanto a isso?
Renato Prieto: Quando comecei foi uma plantação lenta e criteriosa…eu sabia que só o tempo nos daria a compreensão do que estávamos realizando, fui subindo cada degrau sem querer pular etapas e ouvindo sempre as orientações dos amigos espirituais. Hoje estamos próximos de 7 milhões de pessoas que nos assistiram no teatro e com parte da renda deste projeto ajudamos a mais de 2000 instituições em todo os Brasil. Umas 10 milhões de pessoas assistiram ao filme Nosso lar (entre cinema/dvd/tv a cabo) e já passou por mais de 40 países. Me sinto honrado e muito muiiiito grato .

Amanda Basílio (Maratanews) – Era o que você esperava?
Renato Prieto: Sempre fui trabalhando, se dependesse só de mim eu faria ao mesmo tempo os espetáculos, cinema, mini series, e muitos outros projetos dentro do tema para as crianças…. Mas como fazer tantos projetos sem patrocínios? Continuamos de porta em porta, com pires na mão tentando convencer os empresários da importância do seu envolvimento e investimento dentro das leis de incentivo que existe no Brasil. O importante é continuar, não desistir e acreditar sempre, passo a passo ainda vamos realizar muitos outros projetos. Como me jogo inteiro em tudo que faço, quero mais, sempre mais para ajudar a divulgar esta bela doutrina.
Amanda Basílio (Maratanews) – O que o levou a dedicar-se à arte voltada para a Doutrina Espírita?
Renato Prieto: A vontade de contribuir para o crescimento de todos nós, a arte emociona, faz pensar, e pode contribuir muito para levar luz ao caminho da humanidade e na chegada de um tempo novo: Planeta Terra. UM PLANETA DE REGENERAÇÃO!!!

Amanda Basílio (Maratanews) – Quais dificuldades você sente trabalhando nessa área? Já sofreu preconceito por abordar temática espírita?
Renato Prieto: Se eu não abrir as cortinas, jamais saberei o que esta do outro lado, dificuldade é uma bela ferramenta para nosso crescimento é preciso vencê-las se tem preconceito, abstraio, o preconceituoso deve sofrer muiiito.. Oro por ele e vou em frente.
Amanda Basílio (Maratanews) – No teatro, vários dos seus trabalhos foram muito marcantes, quais são seus prediletos?
Renato Prieto: Tenho carinho por todos, marcou profundamente Alem da Vida. E a Vida Continua (primeiro livro que li) e Divaldo Simplesmente Franco – O Semeador de Estrelas
Amanda Basílio (Maratanews) – Dirigiu uma peça baseada na trajetória do Médium Divaldo Pereira Franco, como foi essa experiência?
Renato Prieto: Então, Divaldo é muito amigo meu e grande incentivador, fala de mim para todos, pelo mundo afora, me orienta sempre dentro do projeto achava que precisava contar para mais e mais gente sua belíssima história e trajetória e até hoje é um dos espetáculos e que o público mais comenta.
Amanda Basílio (Maratanews) – Você atuou em adaptações do livro Nosso Lar (de André Luiz Psicografado por Chico Xavier), no teatro e no cinema, algum sentimento especial por essa obra?
Renato Prieto: Nosso Lar sempre foi minha meta ( eu dizia : um dia chego lá).. Que bom cheguei, chegamos. O filme me deu maior visibilidade para um público que não me conhecia e que agora me acompanha em todos os novos projetos. Sou muito grato por der sido o ator escolhido para atuar como André Luiz.
Amanda Basílio (Maratanews) – O filme Nosso Lar bateu recordes de bilheteria, a que você atribui todo esse sucesso?
Renato Prieto: Os tambores rufaram no plano espiritual: esta é a hora, tudo certo na hora certa, o sucesso é sempre o resultado da dedicação de todos. Palmas para todos!!!
Amanda Basílio (Maratanews) – Em Novembro estréia Irmã Dulce – O Filme, que conta com grandes atores como Irene Ravache, Gracindo Júnior, Zezé Motta, Renato Prieto e grande elenco. Como foi participar deste projeto?
Renato Prieto: Então estou lá como ator convidado. Iafa britz (produtora do filme Nosso Lar) ligou e disse: quero vc no filme Irmã Dulce junto com outros queridos meus numa participação afetiva. Claro aceitei, sei que o Diretor do filme Vicente Amorim queria minha participação num número maior de cenas, mais os dias que eles gravariam em determinadas locações eu estava com contrato fechado para estar em outros lugares, então não foi possível, mas valeu o carinho de todos comigo.
Amanda Basílio (Maratanews) – Atualmente está em cartaz com a peça Encontros (Im)Possíveis, interpretando Adão, jornalista que começa a receber visitas, digamos que de outro mundo, fale um pouco sobre este espetáculo…
Renato Prieto: O Rodrigo Fonseca escreveu um belo texto para o talentoso Diretor Gustavo Gelmini dirigir eu protagonizar, é uma bela história que tem emocionado muitos e pela primeira vez no teatro um ator contracena virtualmente com tantas e importantes personalidades como Chico Xavier/Ghandi/ Freud /Teresa de Calcutá e outros…em cartaz a mais de 16 meses no momento estou em temporada no teatro Jaraguá em São Paulo.

Amanda Basílio (Maratanews) – Sente-se realizado com sua trajetória? Falta algo em sua carreira?
Renato Prieto: Não diria realizado porque ainda tenho muiiito a fazer, mas feliz, sempre feliz e muito grato com todas as oportunidades que recebo e pelo carinho de todos comigo. Gratidão sempre!
Amanda Basílio (Maratanews) – Todos os seus espetáculos deixam uma mensagem reflexiva para o público. Agora é a vez do Renato Prieto. O que gostaria de falar para nossos leitores?
Renato Prieto: “Não estamos no corpo para fazer turismo e sim para evoluir, cada um faça sua parte e confiem: DEUS ESTÁ PRESENTE!!!”

Os comentários estão encerrados.

Acima ↑

