NYC recebe peça teatral brasileira que explora questões existenciais

Fonte Brazillian Times

No dia 16 de abril Manhattan recebe a peça teatral brasileira “Encontros (Im)Possíveis” protagonizada por Renato Prieto, ator do filme Nosso Lar

RENATO TEMPORADA EUA (1)

Responsive image

Escrita por Rodrigo Fonseca e dirigida por Gustavo Gemini a peça, que é sucesso no Brasil com mais de três anos em cartaz, explora questões existenciais em entrevistas com grandes nomes da humanidade. Ela conta a história de Adão, um jornalista em fim de carreira que possui uma lista de entrevistas que não aconteceram.

Um certo dia ele começa a receber em seu apartamento pessoas que admirou a vida inteira, e essas personalidades desejam conversar com o jornalista, a única questão é que todas essas pessoas já partiram desta vida, dentre elas Frank Sinatra, Carmen Miranda, Gandhi, Freud e Marilyn Monroe.

As conversas ajudam a enxergar a nossa relação com a vida e com o mundo. E irão fazer Adão questionar sua própria existência, suas escolhas e os caminhos tomados ao longo da vida. “O que eu quero é que as pessoas que estejam na plateia pensem assim: ‘O que eu não fiz que eu já poderia ter feito e tenho tempo de fazer?’”, explica Prieto.

A peça explora essas questões existenciais a partir de uma relação com a história da cultura, em especial, o cinema, com a projeção das figuras emblemáticas na sala de estar do jornalista. “Em uma peça comum, as pessoas dizem ‘Bravo, bacana, você é bom!’ Numa peça como essa, o cara diz: ‘Você mudou a minha vida, você não tinha ideia do que eu ia fazer, depois que assisti à peça, tomei outra decisão’”, conta Prieto.

“Buscamos tirar o protagonista daquele espaço de confinamento, do trabalho com outros atores em cena, que é utilizado na dramaturgia convencional”, completa Fonseca.

Entrevistamos a equipe da peça. Confira nosso bate-papo a seguir:

BT: Rodrigo, de onde veio a inspiração para escrever uma peça tendo como protagonista um jornalista?

Rodrigo Fonseca: Renato Prieto foi o primeiro ator que entrevistei para o caderno de cultura do Jornal Do Brasil, como protagonista do filme Nosso Lar, fiz com ele a matéria de capa para o Jornal O Globo, ficamos amigos e acalentamos a ideia de um dia fazermos algum trabalho juntos, já que sempre gostei de escrever. Começamos a nos reunir na sua casa no Leme e depois de muitas conversas (um ano) surgiu o texto de Encontos Im-Possiveis. Queríamos fazer algo novo, com uma proposta dramatúrgica diferenciada. O espetáculo faz sucesso há mais de 3 anos no Brasil, apresentei o texto no departamento de dramaturgia da TV Globo e hoje sou contrato para escrever programas/séries/novelas etc. Ele é o resultado da inspiração e o resultado vocês poderão ver ai o porquê do sucesso.

BT: O espiritismo tem ganhado muitos adeptos no decorrer destes últimos anos. Você acredita que isso seja a busca pela evolução espiritual?

Renato Prieto: Não tenho a menor dúvida os tempos chegaram, todos querem saber de onde vieram o que estão fazendo aqui, para onde vão. A espiritualidade traz excelentes explicações através da doutrina codificada por Allan Kardec (tive o prazer de representa-lo no Brasil no espetáculo Um Olhar Para a Eternidade) e sinto que cada vez mais as pessoas procuram saber mais e mais sobre a espiritualidade/espiritismo.

BT: As crises existências afetam grande parte da população, que em determinado momento de suas vidas começam a refletir sobre a razão do ser. Você acredita que a peça vai incentivar, quem ainda não começou, a refletir sobre sua missão aqui?

Renato Prieto: Este espetáculo traz profundas reflexões sobre o tema e tem sido muito bem recebido pelo público que entende a nossa proposta da fazê-lo pensar e muito sobre o plano espiritual/desencarne e o retorno à pátria espiritual, nossa verdadeira morada. Aqui estamos de passagem para o nosso crescimento e evolução, que cada um faça a sua parte.

BT: Será apenas um dia de exibição em NYC? Haverá apresentação em outros lugares?

Renato Prieto: Estaremos nos apresentando também em Orlando, mas sinto, de verdade que levando os espetáculo e os filmes que tenho feito no Brasil com muito sucesso, este é apenas o início de uma grande jornada que vem pela frente para todos nós, sinto que voltarei outras vezes para despertar ainda mais o interesse no tema/espiritualidade, estamos apenas começando e iremos ainda muito longe.

BT: Como foi para você, Renato, estrelar outro papel como espírita?

Renato Prieto: Já fiz 14 espetáculos diferentes dentro da temática assistidos no Brasil por mais de 6 milhões de pessoas, com a bilheteria ajudamos mais de 2.500 instituições de vários seguimentos a ajudar os menos favorecidos. Como protagonista do filme Nosso Lar, mais de 10 milhões de pessoas, se juntarmos TV aberta, TV fechada e DVD passa de 40 milhões de expectadores. O filme já passou em mais de 40 países, é o que gosto de fazer através da arte tocar os corações e divulgar cada vez mais. É o que farei até o final desta encarnação, divulgar, divulgar e realizando sempre, artisticamente falando belos trabalhos.

BT: A peça tem humor entrelaçada com diálogos sensíveis e religiosidade é um assunto bem delicado. Como Gustavo coordena esses pontos da peça?

Renato Prieto: Gustavo também tem conhecimento do assunto, fez tudo com muito delicadeza e dirigiu uma bela história, é um excelente diretor de teatro/cinema e colocou aí todos seus conhecimentos e a arte a serviço da espiritualidade/tecnologia num emocionante espetáculo.

BT: A expectativa é atingir pessoas de outras religiões ou o foco são mesmo os espíritas?

Renato Prieto: Esta pesquisa até já foi feita. Hoje o maior percentual do público é curioso e quer saber do assunto, procuramos fazer teatro/arte com qualidade. O tema é diferenciado e atrai um grande público, claro os espíritas tem ao longo dos anos sido meu grande parceiro e sempre incentivando os projetos.

Informações:

Encontros (Im)Possíveis

Dia 16 de Abril de 2016

Local: Sheen Center, 18 Bleecker St, New York, NY 10012

Horários: 4:00 pm e 7:30 pm

Preço: U$35 e U$40

Venda de ingressos:www.sheencenter.org

Fonte: Marisa Abel

12901550_937199573063343_8623660484272736980_o12916713_938024076314226_790062646055209487_oRENATO TEMPORADA EUA (1)
Anúncios

2 comentários em “NYC recebe peça teatral brasileira que explora questões existenciais

  1. Não acredito,

    Estaremos saindo de NYC no dia 15/04, que pena, gostaríamos muito de poder ter a oportunidade de assisti-lo novamente.

    Crystian e Adriana Tholl
    Florianópolis

    Date: Mon, 4 Apr 2016 14:18:52 +0000
    To: crystiantholl@hotmail.com

    Curtir

Os comentários estão encerrados.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: